Aceitamos o amor que achamos merecer

filme-as-vantagens-de-ser-invisivel1

Charlie: Por que as pessoas legais escolhem as pessoas erradas para namorar?
Mr. Anderson: Nós aceitamos o amor que achamos merecer.

Assisti este diálogo ontem ao ver o filme “As vantagens de ser invisível”, escrito e dirigido por Stephen Chbosky e estrelado por Emma Watson. E não parei de refletir sobre o poder dessas palavras.

Quem nunca se fez essa mesma pergunta? Quem nunca achou que a resposta era medo, auto-defesa ou uma “trollada” do universo? Eu, ao menos nunca tinha pensado que a resposta poderia ser algo bem mais forte: a culpa é toda sua!!! Como disse uma amiga, nós somos responsáveis únicos pelo que acontece de bom ou ruim na nossa vida. Parece óbvio, isso já foi dito por milhões de livros de auto ajuda, etc. Mas será que acreditamos mesmo nisso? Será que percebemos a profundeza do que isso significa?

Além disso, quando “nós aceitamos o amor que achamos merecer”, me vem à mente algo muito mais forte. Se ao escolher pessoas erradas estou aceitando algo que mereço qual a imagem que eu faço de mim mesma? Até que ponto eu amo a minha pessoa a ponto de não saber escolher quem eu quero que fique ao meu lado?

São muitas reflexões que não têm como se esgotarem em pouco tempo. Talvez eu leve uma vida inteira para entender o porquê de escolher sempre pessoas erradas ou pessoas legais que escolhem outras pessoas erradas. Talvez eu precise de uma outra vida para acreditar que a resposta está em mim e não no destino, universo, deus, seja lá o  que for que você e eu gostamos tanto de culpar quando um amor não dá certo nunca. E isso se aplica a qualquer coisa que dá errado na nossa vida. Os caminhos errados que sempre escolhemos são escolhas inconscientes ou os buscamos porque achamos que os merecemos?

Como disse, muitas reflexões…

As-vantagens-de-ser-invisivel-

Fica a dica para quem ainda não viu o filme. Além dos relacionamentos, a história trata de muitos outros dilemas que começamos a sofrer na adolescência e parece que nunca acabam: sexualidade, amizade, drogas, conflitos familiares, depressão, loucura… Muitos dilemas para pouco mais de 98 minutos (aproximadamente) de filme. ASSISTAM!

Um comentário sobre “Aceitamos o amor que achamos merecer

  1. Talvez quando descobrirmos pelo o que vamos morrer nessa vida defendendo, realmente possamos ter vivido de verdade, mas se está verdade a qual eu defendo estiver errada? Qual seria o significado de eu ter vivido uma vida baseado em mentiras? Porquê a complexidade das coisas cai sobre nós seres humanos? Escolhemos o amor que achamos merecer, foi uma forte frase de reflexão em mim, tantas coisas realmente não dão certo em nossa vida e não paramos um minuto pra pensar que tudo aquilo é culpa nossa e não de outros, talvez confiar demais no inefável possa nos tira da realidade e qd algo começar a nos sucumbir, culpamos sempre alguém porq estamos cegos em acreditar q fazemos o certo, qd na verdade fazemos o errado, tantas coisas pra falar, tantas coisas pra escutar, eu só espero acorda pra realidade antes do fim.
    Filme muito Bom mesmo !

Deixe um comentário

