Ser mulher não é humilhante

936174_379308785517245_756391550_n

Quando entrei hoje pela manhã no facebook me deparei com a notícia de que no Irã homens foram condenados pela corte local a saírem em público vestidos de mulher, como forma de humilhação social. Em contrapartida foi criada uma página no facebook que possui várias manifestações de homens de várias partes do mundo se contrapondo à ideia de que é humilhante estar vestido de mulher. A página é esta daqui: Kurd men for equality.

Nas minhas pesquisas rápidas sobre o caso, vi que por terem se envolvido em brigas domésticas os homens foram castigados a usarem roupas femininas nas ruas. A associação das mulheres de Marvani (cidade em que o caso se deu), protestou contra a decisão e foi às ruas. E foi a partir daí que os protestos chegaram às redes sociais.

Isso me fez pensar que não é uma característica de países do oriente médio acharem que desta forma estão humilhando os homens. Aqui no chamado “mundo civilizado” vemos isso todos os dias. Lembro que quando eu fazia o curso de Serviço Social e participava do movimento estudantil, tinham alguns meninos que usavam saias e eram muito rechaçados. Claro que não é o costume local, mas porque é vergonhoso usar adereços femininos? Porque somos ensinados/as a achar normal uma mulher usar calça jeans e achar ridículo um homem de saia?

942522_379481092166681_1989745946_n

Já ouvi muito as pessoas falando que as mulheres já conquistaram a igualdade na sociedade, mas todos os dias eu vejo que isso não é realidade.  “Coisas de mulherzinha”, piadas sobre nossos comportamentos, TPM, acontecem a todo momento e sempre que são empregados termos femininos em homens é para ofender e diminuir o atingido. Até quando teremos que ver esse tipo de coisa?

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s